Os sentimentos de Samus Aran

É interessante ver como a Nintendo, mais especificamente, o diretor de Super Smash Bros., Masahiro Sakurai, gosta de pegar os principais ícones Nintendo, e misturá-los em situações que muitos fãs gostariam de ver. Mario trocando um anel com Peach, Zelda assustada ao ver Link do lado de Peach, Kirby brincando com um Luma, e o Donkey Kong sendo... bem... o Donkey Kong. Mas, praticamente desde o início da franquia, nota-se um certo gosto do diretor em mostrar imagens onde a caçadora de Metroids, Samus Aran, apanha de todas as maneiras possíveis.

A última foi com o anúncio do lutador Little Mac, principal estrela da série Punch-Out, na qual Samus aparece "caçoando" do tamanho do boxeador e é punida por ele no processo. É uma cena engraçada, até, e que vale ser assistida.
Talvez por conta da revelação ter acontecido na época do dia de São Valentim (o que, para muitas culturas, como nos EUA, equivale ao nosso dia dos namorados), muitos gostaram de assumir que Samus e Mac formariam um casal "bonitinho". Dentre as prováveis centenas de imagens que surgiram com isso, essa aqui acabou aparecendo, e foi a primeira de um casal em potencial que eu vi:


Acho que a identidade do autor(a) está na imagem, e, seja lá quem for, conseguiu criar reações bem interessantes dos fãs de Metroid.
Eu vi alguns "d'aaaaawww", outros "bonitinho", e vários "Samus tem que ficar sozinha pra continuar badass!". Olha, eu admito que fiquei sem ideia de como reagir a isso...

Não sei muito bem qual a noção que muitas pessoas tem de "amor", ou "paixão", mas eu tenho quase certeza de que a natureza da caçadora, no geral, não seria alterada. Ao menos não em sua performance, no geral.

Esses toques de amor, no geral, me fizeram pensar sobre, primeiro, qual seria a reação da caçadora ao se apaixonar? O que ela faria se ficasse assim? E, finalmente, que sentimentos ela pode ter? Parando para pensar, nós podemos notar que não temos muita noção da mentalidade da caçadora. Na verdade, antes de Fusion (e sem contar os mangás), tudo o que nós sabíamos é que era uma mulher treinada pelos Chozo.

Por causa disso, esse artigo aqui pretende analisar os sentimentos que a caçadora poderia sentir, em que momentos, e como poderia acontecer.
Vale lembrar que isso tudo será especulação, e o que estou analisando é apenas por analisar. Você não precisa, nem deve, levar isso a sério.


Triste/melancólica

Um dos grandes problemas de Other M é que ele nos traz uma Samus muito genérica, de um tipo já manjado: a garota durona por fora, sensível e chorona por dentro.  Não há problemas com clichês, se eles forem bem contados, mas, no caso de Other M, bem... Não é uma vista bacana.
Estou falando de Other M porque, junto dos mangás, tudo o que vemos é uma Samus triste. Ela é melancólica, deprimida e, a qualquer momento, parece que vai cortar os pulsos a qualquer momento.
Eu sei que não tenho nenhuma moral em falar sobre como a personagem é e como ela deveria ser quando está triste, e, apesar de tudo, acho que a forma como o sentimento é tratado em Other M e nos mangás é boa, na verdade, e pode ser muito bem daquele jeito que ela fica. O grande problema é que eles são observados demais...

Alegria

Tá aí um sentimento difícil de relacionar à Samus... Em todas as aventuras dela, é geralmente difícil ver a caçadora feliz. Mais porque ela sempre está sempre muito ocupada explodindo as cabeças de Space Pirates e tentando se manter viva nos labirintos que ela vive se metendo.
E isso apenas alimenta a pergunta: quais são os momentos em que a caçadora fica feliz? Eu gostaria de saber... E especulo que isso aconteça logo após o final de uma missão. Como terá sido a expressão da caçadora ao terminar sua primeira campanha em Zebes? Ou ao encontrar o último Metroid vivo e levá-lo até a estação Ceres? É difícil imaginá-la sorrindo, mas esses primeiros momentos devem ter lhe deixado feliz.

Mas, aí, bate a pergunta: o que aconteceria com Samus caso ela ficasse feliz? Como ela comemora seus grandes feitos? Se me perguntar, ela é do tipo que vai a um bar, e começa uma briga lá dentro. Digo isso porque ela sempre é muito séria em seu trabalho, e sempre tem que manter tudo sobre controle. Como qualquer pessoa (que sempre busca por equilíbrio), por que não acreditar que ela é capaz de ir e perder o controle em algum momento?
Eu sei que ela foi treinada pelos Chozo para ser disciplinada, mas, caramba, se essa mulher não é capaz de ser rebelde vez ou outra, por que raios ela ainda teima tanto com a Federação?

Raiva

Pode parecer estranho, mas esse é um sentimento que eu mesmo relaciono o tempo todo à Samus, ainda mais quando ela enfrenta os piratas. Se você fez que nem eu e foi atrás das origens de Aran, com certeza sabe que foi um ataque deles (junto do Ridley) que matou os pais dela, e foram eles que a colocaram na posição onde ela está, praticamente, então deve ser natural que ela sinta raiva quando vê seus inimigos.

No caso de Ridley, o que pode ser visto como frustração e medo (de novo, Other M), eu vejo como fúria. Ela se lembra de que aquele é o principal responsável pela morte de seus pais, e de vários outros eventos nada felizes. Então, é natural que ela fique furiosa ao ver Ridley de novo e de novo, e descarrega seu imenso arsenal nele.

Amor

E, chegamos a onde eu queria que chegássemos! Muita gente não parece gostar da ideia de ver Samus caindo de amores por alguém. E eu não me refiro ao amor fraternal que ela tem por Adam Malkovich. Me refiro a um amor de paixão, mesmo.
Fazendo uma análise curta do que a caçadora tem de aturar por sua vida, somada com a forma como Sakamoto retrata a personagem (sendo a de uma mulher eternamente frustrada e deprimida), eu acredito que ter uma paixão em sua vida poderia servir mais como uma válvula de escape para Samus fora das missões.
Na verdade, muita gente já tentou criar relações entre Samus e outros personagens do universo Nintendo. Um dos mais reconhecidos é o próprio Capitão Falcon, da série F-Zero, talvez por ele também ser um caçador de recompensas de um mundo futurista.

Você pode conferir o resto dessa história aqui no Brawl in the Family
Outro que eles gostam de misturar é com o herói Link, da série The Legend of Zelda... Talvez por ambos serem protagonistas e ambos sempre estarem explorando mundos imensos atrás de tesouro para o bem maior.


Mas, aí que surge uma pergunta em potencial... Será que um relacionamento amoroso arruinaria a carreira de Samus? Pessoalmente acho que não.
Em casos de amor, é bem difícil que alguém perca suas habilidades. Pode atrapalhar, mas é difícil que Samus deixasse seu senso de justiça de lado. Além do mais, ela não só gosta de viver da sua própria maneira, sem ter de aturar ordens, como vive do trabalho de caçadora. Abandonar seu emprego (ainda mais sendo aquilo que ela mais gosta) não é uma boa ideia.
Ora, se uma cena de "desespero" entre ela e Ridley durou pouco tempo e ainda foi o suficiente pra ela voltar a si, entrar em estado de fúria, e atirar nele até dizer amanhã, não vai ser um romance que vai impedi-la.

Medo

Olha, isso aqui bate direto com a ideia de tristeza, mas não quer dizer que os dois podem ser a mesma coisa. Nós já vimos a Samus com medo? Eu lembro de tê-la visto intimidada (Zero Mission, luta contra Ridley) uma vez ou duas, mas medo, a ponto de tremer, acho que só a cena irritantemente polêmica de Other M.

No mangá e em Other M, a ideia da caçadora com medo é algo bem presente e, infelizmente, acaba sendo mais trabalhado do que qualquer outra coisa. Então... Bate na mesma noção de tristeza: todos nós já vimos, e todos nós sabemos que não foi bem retratado...

E... É isso, caçadores. Eu sei que esse artigo não cobre a falta de conteúdo, mas, espero que dê pra segurar por mais um tempo...
Ainda tem muitas emoções que não foram mencionadas aqui... Achei melhor tratar delas com mais cuidado em uma outra oportunidade, já que poderiam requerer mais pesquisa, ao invés de eu me dar ao luxo de ir só pela memória.

Como vocês acham que Samus sentiria o mundo ao seu redor? Você acha que ela é deprimida? Ou ela é do tipo que ri a cada alien que ela mata? Quem sabe, ela nem sentimentos tem...
Comentem suas ideias e até a próxima.

Todas as imagens acima são produções feitas por fã. Agradeço aos seus autores e parabenizo pelo excelente trabalho. Nenhuma delas é de minha autoria, e serão removidas caso seja requisitado pelo(a) autor(a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário